O que são varizes?
São veias dilatadas, tortuosas e insuficientes quanto a sua função.
O sangue fica parado nelas?
Não. O sangue continua circulando nessas veias, mas não de uma maneira adequada.
Quais são os sintomas?
Os sintomas podem ser ausentes ou surgirem como dor, coceira, inchaço, queimação, peso e cansaço nas pernas. Eles habitualmente surgem e pioram no decorrer do dia, conforme se vai trabalhando (muito tempo em pé ou sentado) e tendem a melhorarem quando se eleva os membros.
Quais podem ser as complicações da varizes?
- Podem se formar cordões avermelhados endurecidos e dolorosos no trajeto dessas veias varicosas, caracterizando as chamadas flebites ou tromboflebites. São coágulos que se formam no interior dessas veias, impedindo a passagem do sangue por elas, deixando-as “inflamadas” mas que não atingem as veias profundas. Isso portanto não é uma Trombose Venosa Profunda, mas deve ser diagnosticada e tratada adequadamente para que não se transformem numa. Os tratamentos da tromboflebite e da Trombose Venosa Profunda, são diferentes!
- Sangramentos podem ocorrer, principalmente quando essas veias são muito calibrosas e expostas as condições do dia a dia (pequeno trauma local, animais – cachorro, gato…);
- Escurecimento da pele: com o decorrer do tempo, a pele pode ir “manchando” por conta das varizes, fazendo parte de um quadro conhecido como Insuficiência Venosa Crônica;
- Formação de úlcera varicosa. Não necessariamente vai acontecer, mas a evolução da doença pode chegar até a formação de uma;
- Aumento no risco de Trombose e essa sim grave o suficiente para poder evoluir para uma embolia pulmonar e até morte.
Como fazer o diagnóstico?
O Cirurgião vascular fará algumas perguntas sobre as queixas, inicio e duração das mesmas, história familiar e realizará um exame físico preliminar.
Em muitos casos é necessário um estudo de imagem para complementar o exame físico e determinar tanto a extensão do problema, como a melhor forma de tratamento. Esse exame é conhecido como Ultrassom Colorido Venoso com Doppler ou simplesmente Doppler venoso dos membros inferiores.
Como tratar?
O tipo de tratamento vai depender de alguns fatores como extensão da doença (com ou sem comprometimento de veias Safenas por exemplo), idade, sintomas, gestação em curso ou próxima, doenças associadas, entre outros.
Muitos acham que somente com a retirada das veias doentes o problema acaba. Temos que ver de uma maneira mais ampla essa patologia. Varizes é um tipo de doença crônica que devemos controlá-la. Então os fatores que nos cercam tem muita importância; por exemplo:
- Atividade física;
- Controle de peso;
- Boa alimentação;
- Não fumar.
São condições que podemos adotar/corrigir e que melhorarão nosso corpo como um todo, inclusive os sintomas relacionados as pernas.
O tratamento específico pode constar de:
- Flebectomia – retirada cirúrgica das veias varicosas;
- Safenectomia (convencional / termoablação) – retirada/interrupção da veia safena;
- Escleroterapia (liquida / espuma) – aplicação;
- Meia elástica;
- Elevação dos membros.
O tipo de tratamento deve ser individualizado e aplicado a realidade de cada paciente. Na maioria das vezes, as técnicas são combinadas (termoablação + flebectomia + escleroterapia pós), sempre visando o melhor resultado para a saúde da sua circulação.
Dúvidas ou informações?
Telefone: +55 (12) 3951-0775
Telefone: +55 (12) 3951-0749
E-mail: contato@drmaurovascular.com.br